All About     Blogosfera     Conversas à mesa     De fones     Faculdade     Opinião      Pé na Estrada     +

Faculdade || Métodos de estudo


Há pouco tempo recebi um comentário que me deixou bastante eufórica. Não só pela alegria comum que nos preenche sempre que recebemos uma mensagem positiva, mas também pela ideia que acabou por reinar o resto do dia no meu pensamento... Eu podia, com o meu blog, ser útil e ajudar as pessoas em determinados aspectos: Será que podias fazer um post sobre os teus métodos de estudo?. E claro que sim! Claro que terei todo o gosto em mostrar-vos os meus métodos, a minha organização académica, e no fundo, quem é a Sara enquanto aluna. 

1. Agenda. Este é um aspecto fundamental na minha rotina de estudos. Não, nem todos temos que ter uma agenda. Vou-vos confessar: Eu não tenho nenhuma! Não é que não me dê jeito, não é que sejam horrorosas (até pelo contrário!), ou que sejam pequenas ou grandes demais... Nada disso. Simplesmente esqueço-me que a tenho e não dou prioridade alguma a este objecto! Contudo, falei-vos dela para metaforizar uma lista de trabalhos, porque para mim é crucial organizar tudo aquilo que tenho para fazer por ordem de dias. Pode parecer uma maçada e, por vezes, até o é... Mas acreditem, e confiem, em mim: Se fizerem uma espécie de wishlist de "trabalhos a realizar" não vão esquecer nenhum exercício. Mais, vão-se lembrar que ainda existe aquela matéria que precisa de ser lida mais uma vez.

2. Horários. Para mim é muito importante escolher uma hora certa para nos concentrarmos. Não há uma fórmula perfeita para isto, é verdade, mas nem todos temos a mesma energia pela manhã ou aquele entusiasmo necessário às tantas da noite. Acreditem, nem com quatro cafés conseguiria estudar à noite! Contudo, quando o faço tenho tendência para ler uma página mais do que duas vezes, o que acaba por-me fazer lavar para a cama um sentimento que não é positivo; Já para não falar do desgaste. Portanto, sem dúvida, que as manhãs são sempre as minhas predilectas para evitar contra-produções. Apostem no raciocínio fresquinho e vão constatar que não vai haver tempo perdido!

3. Livros. Livros, pilhas de livros e mais livros: Sem dúvida, o melhor resumo do meu curso de Direito! Se estudo uma determinada matéria já sei que, com efeito-directo, existem mais de dez livros sobre aquele tópico. Que chatice! Mas além de me causar um aborrecimento profundo, acaba por ser uma bomba contra o meu relógio. Estão a imaginar, não é? Portanto, o que faço sempre é escolher aquele que o professor mais usa ou mais referências faz. Começo a acreditar que tenho um problema grave, porque não consigo conciliar dois autores distintos.

4. Apontamentos. Este é um ponto quase-excepção: Muitas pessoas acham imprescindível ter apontamentos em papel, outras preferem guardar um documento no word e há ainda quem se contente apenas com leituras (as que consideram necessárias!) ao livro.  Como já perceberam, eu sou um tanto ou quanto preguiçosa no que toca a preparar-me para as aulas e, portanto, o meu método é bastante certeiro e costuma resultar na perfeição. Se tomarem nota sobre o assunto que irá versar a próxima aula, sempre que chegarem a casa estão aptos para pegarem no manual e fazerem uns pequenos resumos. Parecendo que não, além de fazerem um brilharete com aquele professor, quando chegarem ao fim do semestre já têm um bom bloquinho de folhas para estudar. Mas calma, porque será muito mais pequenino que o livro todo que vos iria dar vontade de adormecer, ao invés de se prepararem para a frequência.

Espero ter-vos ajudado!

15 comentários :

  1. já eu funciono muito melhor de noite do que de manha..
    De manhã tenho preguiça, sono e a minha mente arranja mil coisas para divagar.
    De noite fico concentrada e focada..
    devo ter sido morcego noutra vida. ahhaa

    www.omeumundoaleatorio.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Eu também estudava sempre em horários certos e fazia apontamentos de tudo o que estudava.

    ResponderEliminar
  3. Nunca soube estudar. Desde o primeiro ano de escola até ao mestrado, sempre fui desorganizada a estudar e foi das coisas que mais me frustrava ahahha

    ResponderEliminar
  4. Boas sugestões! Eu sou horrível para estudar, não sou nada organizado e realmente preciso dessa agenda que mencionaste. Mas mesmo assim as minhas notas são boas. De qualquer forma, podem ser sempre melhores :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Não tivesse eu acabado o curso há 5 anos e este teria sido um óptimo post =P Mas foi engraçado na mesma ler e rever-me em tantas das coisas que fazes (;

    ResponderEliminar
  6. Fico bastante feliz por ver este post por aqui, porque fui esse anónimo.
    Eu também sou assim em relação a agendas... É tudo em to-do lists. Beijinhos :)

    Ana

    ResponderEliminar
  7. boas dicas, sem duvida.
    Resto de uma boa semana :)

    http://trapeziovermelho.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Boas dicas Sara :) Eu gosto sempre de tirar apontamentos nas aulas, são dois em um: acrescento sempre coisas que não estão escritas nos apontamentos dos professores e não adormeço de aborrecimento ahah

    ResponderEliminar
  9. Quando estava na faculdade prometia sempre que ia começar a ser mais organizada e estudar com mais regularidade, mas foi algo que nunca consegui. A verdade é que nunca me dediquei a 100% a organizar o meu tempo. Há sempre alguma coisa mais importante para fazer do que parar para reorganizar as minhas coisas e planear tudo. O que me vale é que sempre consegui funcionar sob pressão, apesar de muitas vezes ficar de rastos ;p

    ResponderEliminar
  10. Tenho que tirar sempre apontamentos e organizá-los!

    ResponderEliminar
  11. Os apontamentos para mim são essenciais.

    ResponderEliminar
  12. São dicas ótimas, e sigo muitas destas e mais algumas :)

    ResponderEliminar
  13. Este fim de semana escrevi sobre o que é ser alumni e hoje leio isto <3
    Só uma palavra: sau-da-de.

    Parmim

    ResponderEliminar

Qualquer comentário nocivo, relativamente ao conteúdo do blogue ou à integridade dos meus leitores, será eliminado por mim. No que toca a eventuais perguntas estas serão respondidas aqui. Obrigada :)