All About     Blogosfera     Conversas à mesa     De fones     Faculdade     Opinião      Pé na Estrada     +

Torres Vedras, o que conhecer?


Há pouco tempo dei por mim a pensar no que levava um turista a querer percorrer a minha querida cidade. Nunca olhei para Torres Vedras como um daqueles lugares turísticos de eleição, que todos as pessoas ambicionam visitar pelo menos uma vez na vida. Aliás, era algo que me fazia reflectir, com tamanha curiosidade. Numa conversa com o Rafael percebi que havia inúmeras opções e locais para podermos conhecer, para podermos descobrir um sítio encantador, que aos olhos de um morador acaba por, muitas vezes, passar um bocadinho despercebido. Acreditem, Torres Vedras não é só Carnaval! 

Praias. Somos uns sortudos pelo tamanho da nossa costa e pelo imenso mar azul envolvente, que é propício para nos aventurarmos nas ondas (claro que eu não tenho essa coragem!). Temos, por isso, as famosas escolas de surf, de bodyboard e todo um ambiente em torno destes desportos. Atenção! As praias de Santa Cruz nunca serão como as restantes em que conseguem ficar a conversar até a noite cair. Quer dizer, poder, até podem... Porém, com sweats que vão ser as vossas melhores amigas, em pleno verão, a partir das seis da tarde. Temos um vento bastante característico e umas noites, um tanto ou quanto, fresquinhas!

História. Torres Vedras tem um património cultural bastante interessante. Aliás, tenho quase a certeza que se recuarem uns anos - ao vosso estudo de História - vão-se lembrar desta cidade pela importância que teve no domínio dos Franceses, durante as Revoluções. Sendo um marco tão importante para nós, não o podíamos apagar da memória dos torreenses. Portanto, além de terem a oportunidade de visitarem um museu dedicado a esta temática (AQUI), também têm a possibilidade de conhecerem locais históricos associados a este momento, como o Forte de São Vicente e o Reduto do Grilo, onde se situava o posto de sinais. No entanto, a minha cidade oferece-nos mais, muito mais! Aconselho a todos a darem uma volta pelo centro histórico até chegarem ao Castelo que nos dá uma panorâmica fantástica do município. 

Pastéis de feijão. Todos os locais, quase sem excepção, têm sempre um doce típico para nos presentear, não é assim? Pois nós não somos diferentes e, por cá, o pastel de feijão é rei. Quase que imagino a vossa reacção ao ler isto: De feijão?. Sabem, já desisti de explicar aos meus amigos o que é. Sinceramente, dá-me o maior gozo convencê-los a provarem e ver que, depois de um traçar de nariz, não conseguem parar de comer. Têm mesmo de provar!

Não me quero alongar mais, mas tenho a certeza que vou voltar a escrever-vos sobre locais a visitar nesta cidade, uma vez que não expliquei nem metade dos sítios que queria. Já vieram a Torres Vedras? 

20 comentários :

  1. A nossa cidade tem muito mais que o Carnaval, sem dúvida! As praias são fantásticas (que saudadeeees!), e os pastéis de feijão são um símbolo da cidade que falo sempre às novas pessoas que conheço! O meu namorado quando comeu pela primeira vez adorou! E sempre que alguém daqui vai aí, peço sempre para me trazerem umas caixinhas ;)

    ResponderEliminar
  2. Adoro pastéis de feijão, mas não fazia ideia que eram um doce de Torres Vedras (:

    ResponderEliminar
  3. Já passei por Torres mas acho que nem cheguei a parar! :p De qualquer forma, acredito que seja um local riquíssimo que merece visita!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Já fui sim, mas não conheço bem! Talvez deva ir dar uma voltinha por lá :P

    beijinho
    the-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Nunca fui a Torres Vedras, mas agora fiquei com vontade :) Gosto muito de pasteis de feijão, e já tenho saudades de comer.

    Beijinhos
    miya--world.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  6. Já andei a descobrir algumas partes das Linhas de Torres e adorei assim como um museu que visitei na altura! :)

    ResponderEliminar
  7. E também tem eventos culturais que às vezes até pelas pessoas da zona passam despercebidos. Temos uma óptima cidade/zona :)

    E os pastéis de feijão são tão bons... e gelado de pastel de feijão não fica nada a trás:)

    ResponderEliminar
  8. Nunca fui, mas é um lugar a adicionar à lista de sítios a visitar!

    ResponderEliminar
  9. Eu gosto muito de Torres. Passeio lá, às vezes, antes de ir para Santa Cruz.

    ResponderEliminar
  10. Pode ser por viver em Torres Vedras, mas não a trocaria por outra. Além de mais, quem é que trocaria pastéis de feijão por pastéis de Belém? E, ainda por cima, parece que a cidade não te deixa ir embora sem que te tornes numa bola (tenho a Casa da Avó Gama em mente, por exemplo). E, por fim, tens ainda as zonas históricas e as zonas requalificadas (não tenho dúvidas que o antigo matadouro que se vai tornar no Centro de Artes do Carnaval vai ser algo bem conseguido).

    ResponderEliminar
  11. Já não vou a Torres Vedras há muitos anos, tenho que lá voltar!

    r: Também me aventurava :)
    Muito, muito obrigada! Também já sigo*

    ResponderEliminar
  12. Gostei mesmo imenso do post querida :)
    Conheço pouco de Torres Vedras.
    beijinhos!

    http://fifoquices.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Acho que nunca fui... Conseguem-se encontrar casas baratinhas para passar uma semana nas férias de verão?

    ResponderEliminar
  14. Eu adoro que, em Portugal, todos os locais tenham história e beleza. Somos um país completo, com turismo para todos os gostos (mesmo aquele que leva as pessoas a dizerem que "não querem ser verdadeiros turistas" - são turistas na mesma, não há como dar a volta à definição mas isso é outra história :p). Todas as cidades, vilas, aldeias e terrinhas têm algo para nos oferecer e eu confesso que fico fascinada sempre que tenho oportunidade de sair do meu ambiente habitual :)

    ResponderEliminar
  15. Não conheço querida! mas gostava imenso de lá ir um dia :)
    Beijinho.
    http://belezacemlimites.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Depois deste post fiquei com vontade de visitar Torres Vedras...

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  17. Mesmo a Torres Vedras não costumo ir muitas vezes, mas costumo ir com alguma frequência ao Bombarral e Caldas da Rainha

    ResponderEliminar
  18. Nunca fui, mas quero ir ! e com este post ainda mais!

    ResponderEliminar
  19. Por acaso acho que nunca fui aí mas, tenho a certeza de que se for vou adorar! :)

    MORNING DREAMS

    Sofia Silva, Beijos*

    ResponderEliminar
  20. Já fui tão feliz em Torres Vedras ahahaha ! Adoro os pastéis de feijão Jesus, turismo gastronómico é comigo ^^
    E acho que foi uma ótima ideia apelares à visita da tua cidade !

    ResponderEliminar

Qualquer comentário nocivo, relativamente ao conteúdo do blogue ou à integridade dos meus leitores, será eliminado por mim. No que toca a eventuais perguntas estas serão respondidas aqui. Obrigada :)