All About     Blogosfera     Conversas à mesa     De fones     Faculdade     Opinião      Pé na Estrada     +

Concertos portugueses da minha vida


Já não é nenhuma novidade que adoro, de coração, a nossa cultura. E ainda bem! Faço questão que o Sara com R tenha um bocadinho de mim e que vocês tenham a oportunidade de me conhecer um bocadinho melhor. É com esse intuito que quis partilhar com vocês alguns momentos que me marcaram muito: Três concertos que vão ficar comigo para o resto da minha vida e que certamente serão sempre relembrados com um sorriso carinhoso de orelha a orelha. 

Jorge Palma. Este foi O concertão, permitem-me! Primeiro, porque não tinha qualquer ideia do que era ver Jorge Palma ao vivo e fiquei completamente maravilhada. Aliás, lembro-me de uma amiga dizer imensas vezes que Deus dá nozes a quem não tem dentes (ainda bem que eu não sou a pessoa dos provérbios e nunca percebo as ideias subjacentes!). Depois, porque foi o meu primeiro concerto ao lado do Rafael. Não havia como esquecer esta data, não acham? Sexta-feira, 19 de Abril de 2013. A primeira vez que partilhei um momento desta natureza, a primeira vez que ouvi Maçã de Junho e me derreti no meio de uma multidão ao lado dele, e por ele. A primeira vez que desejei guardar cada pormenor na minha mão! E consegui. Hoje canto És a minha maçã de Junho e a minha noite de verão. Anda, vem comigo. Vamos, dá-me a tua mão! emocionada ao som de cada acorde.  

Xutos e Pontapés. Quis muito este concerto pelas razões óbvias. Desejei que tocassem as minhas músicas preferidas e que dessem um concerto do caraças! Era a minha oportunidade e não podia desperdiçá-la. Incrível como a plateia era composta pelas idades mais diversas e como todos nós sabíamos cantar desde a Quero-te, dos primórdios da banda, como às Ligações Directas bem recente. Sem esquecer, obviamente, aquelas que tiravam os nossos pés do chão e que nos punham a gritar de alegria: Maria, tudo para ti Maria! No meio de toda a euforia, os Xutos ainda me conseguiram pôr a choramingar com o Homem do Leme. Uma música que sempre liguei ao meu avô pelas mais diversas razões. Mal sabia o que a vida me ia trazer nos meses subsequentes: Hoje é, sem dúvida, uma letra que me faz relembrar, com todo o carinho, um dos homens da minha vida!

Ana Moura. Não sabia muito bem o que havia de esperar dela. Eu adoro fado e as histórias contadas a cantar, mas o meu maior receio era estar durante largos minutos a ouvir um estilo bastante peculiar. Obviamente que não conhecia muito bem Ana Moura para poder ter tal medo! Aliás, destaco este momento como um concerto da minha vida por isso mesmo, porque tive uma grande surpresa: Não houve nenhum minuto igual e em cada canção era possível observarmos uma emoção diferente. Cantei, tive vontade de me juntar a ela para dançar (ela dança tão bem!) e padeci de um orgulho nacional incrível. Saí de coração cheio por ter tido aquela oportunidade, por poder ver que fado não tem que ser uma melancolia de amores e vidas perdidas. Obrigada, Ana Moura!

Quais são os vossos concertos?

13 comentários :

  1. Devo ser das pessoas mais inexperiente no que toca a concertos. O único que fui do inicio ao fim foi o dos Dzrt na altura em que eles vieram à minha cidade. Também assisti a uma grande parte de um concerto do Richie Campbell mas de resto nunca fui a um concerto a sério. Muito menos de grandes nomes como os que tu fostes.

    ResponderEliminar
  2. Dessa lista, ainda só não vi Jorge Palma, mas quero muito! A Ana Moura é maravilhosa *.*
    De todos os artistas portugueses que já tive oportunidade de ouvir ao vivo, não houve um que me desiludisse!

    ResponderEliminar
  3. Falta-me o Jorge Palma, que está na minha lista para ver há muito! Os Xutos já vi 5 vezes então já não me puxam muito, mas é sempre divertido. A Ana Moura adoro e dá um excelente concerto :)

    ResponderEliminar
  4. Aiii, não consigo gostar de Jorge Palma! Os Xutos já vi no Alive e Ana Moura não me importava nada mesmo de ver ao vivo :) Eu acrescento ainda mais fadistas, como a Mariza e Camané, temos tantos bons artistas nacionais! Também gostava de ver Linda Martini e Dead Combo e The Black Mamba (falta é o orçamento para tudo ahah)

    ResponderEliminar
  5. Também sou amante da nossa cultura, especialmente musical. Acho que existe tão boa gente com uma excelente voz e são tão mal aproveitados...
    Um dos que partilho contigo são os Xutos e Pontapés e adorei :) Já os vi ao vivo mais do que uma vez e aquela energia, o publico sempre participativo, é sempre uma banda que não me canso de ver ao vivo mesmo que seja sempre a mesma coisa! Vou sempre adorar! :)
    LaPetiteDani.com | Instagram | Snapchat: danielavroch

    ResponderEliminar
  6. O concerto dos Xutos e Pontapés foi O meu concerto! Não importava nada de ver um da Ana Moura porque a adoro, mas do Jorge Palma nunca mais!! Fui a um e ele estava completamente bêbedo e só dizia piadas indecentes e metade das pessoas acabou por não ouvir até ao fim...

    ResponderEliminar
  7. Dos três que referiste, ainda só não vi a Ana Moura ao vivo (com muita pena minha). Quando vi o Jorge Palma, vi também o João Pedro Pais e adorei! Dos restantes que já vi, destaco Deolinda, Richie Campbell e Diabo na Cruz, demais!

    Beijinhos,
    http://thelostlouboutin.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Já vi os Xutos muitas vezes ao vivo, são das minhas bandas portuguesas preferidas! Ana Moura acho que não iria gostar pq não gosto de fado :P De concertos portugueses que vi gostei bastante de Miguel Araújo, The gift, Richie e como hip hop e house é um dos meus estilos musicais preferidos não posso deixar de nomear o Dj ride :)

    ResponderEliminar
  9. O meu primeiro concerto de um artista português foi do João Pedro Pais. Lembro-me como se fosse hoje! E foi na nossa terra, secalhar também foste ;)

    ResponderEliminar
  10. António Zambujo , foi um dos concertos que mais gostei sem dúvida. Já vi muitas veze os Xutos e Pontapés e gosto sempre muito. O concerto que já vi algumas vezes foi dos Deolinda. Simplesmente sensacional

    ResponderEliminar
  11. Adorava ir ver os Xutos e Pontapés! Ainda não vi nenhum desses artistas ao vivo, mas o concerto de artistas portugueses que mais gostei foi dos "Best Youth" com os "We Trust", que são do Porto. Adorei mesmo!

    Beijinhos
    miya--world.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  12. Fui a poucos, mas guardo no coração o concerto da Beyoncé, em 2014, em Lisboa. Foi incrível.

    Ana Moura é um furacão de fadista. Adorava ter a oportunidade de a ver ao vivo :)

    ResponderEliminar
  13. Estou farta de ver Xutos e nunca me cansam xD dos concertos que mais gostei foram mesmo Mariza e Rui Veloso :)

    ResponderEliminar

Qualquer comentário nocivo, relativamente ao conteúdo do blogue ou à integridade dos meus leitores, será eliminado por mim. No que toca a eventuais perguntas estas serão respondidas aqui. Obrigada :)