All About     Blogosfera     Conversas à mesa     De fones     Faculdade     Opinião      Pé na Estrada     +

Uma questão de atitude


Uma das minhas maiores metas para 2016 é, de coração, perder toda esta insegurança que tenho relativamente ao meu estudo, às minhas respostas... No fundo, à minha capacidade, que é muita. Graças a Deus que sempre tive pessoas que acreditaram em mim. Mais do que eu! 

Mas há uns dias tive aquelas conversas que nós, às vezes, também precisamos de ter connosco mesmos. Aquelas em que é necessário perder tempo, fazer uma introspecção profunda e perceber o que é que realmente ganhámos com a insegurança. Nada, a resposta é nada. A não ser stress e cansaço - no meu caso, lágrimas e lágrimas que até hoje não me deram em nada. Apenas numa grande perda de tempo. 

E decidi mudar! Ainda estamos a 16 de Janeiro e não posso dar por concluído todo este processo que ainda agora começou. Mas já vejo melhorias: Já consigo acreditar mais em mim, já consigo ser mais confiante. E isso ajudou-me muito mais a assimilar os conteúdos, a olhar para o estudo com outros olhos e não como um bicho papão. De todo, não o é. 

Há poucos dias fiquei numa pilha de nervos, porque percebi que vou ter que ir a uma oral. Fiquei em choque, não faço a mínima ideia do que posso esperar desse momento (em dois anos de curso nunca foi preciso). Mas olhando para as palavras sábias do Rafael: Se estudar, se tiver confiança e atitude, não vai haver, por mais medo que possa existir, respostas deixadas em branco. Tudo se pauta por uma questão de atitude. 

E vocês? Também já chegaram à conclusão que a insegurança não nos leva a lado nenhum? 
P.s: Já foram alguma oral? Dicas precisam-se!

10 comentários :

  1. Se souberes bem os conteúdos que tens de falar, não há nada que falhe :p Boa sortee ehehe

    perdidanomar.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Concordo com tudo!
    Também tenho esse problema, mas já melhorei bastante.
    Fico feliz que também tenhas melhorado.
    Beijinhos :)

    miya--world.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  3. Eu também sou uma pessoa bastante insegura e realmente isso nunca me levou a lado algum. Não é de todo fácil, superar a insegurança.
    R: Que querida! Obrigada e um beijinho enorme.

    ResponderEliminar
  4. Sim, também cheguei a essa conclusão depois de um longo caminho nada fácil. Tornarmo-nos mais seguras é um processo contínuo, há dias melhores, outros nem por isso. O importante é manter sempre o pensamento positivo, encarar cada obstáculo como uma aprendizagem e emanarmos energia positiva. A seu tempo, teremos o retorno merecido! Boa sorte para o exame :)

    ResponderEliminar
  5. r: já ajudaste, sem dúvida! e obrigada eu por participares

    ResponderEliminar
  6. Como eu te compreendo Sara, somos da mesma idade, estou no primeiro ano da faculdade e já me aconteceu numa apresentação parar, me acalmar, e apresentar todo o resto do trabalho seguido. Nunca tal me aconteceu, mas nesse dia vinha de um funeral de uma pessoa chegada e eu era a única do meu grupo que sabia o que se tinha que dizer, fiquei em choque. Desde esse dia que ando com trauma de apresentações :o

    ResponderEliminar
  7. Boa sorte e que 2016 te traga tudo o que desejas!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Também preciso de confiar mais em mim própria, mas também já fui pior :)

    ResponderEliminar
  9. Estou neste momento da minha vida a tentar lutar contra a insegurança

    ResponderEliminar
  10. Olha, aqui em Coimbra (Direito), vamos a oral de passagem com 8 ou 9 no exame, a partir de 10 só podemos melhorar com uma oral de melhoria. Eu já fui a 2, e a dica é: tenta estar calma e sobretudo não respondas por impulso...Se não entenderes, pede para reformularem. Eu não subi às que fui, claro que fico mesmo triste por estudar tanto e não subir, às vezes nem compreendendo bem porquê, mas é um bom treino...

    ResponderEliminar

Qualquer comentário nocivo, relativamente ao conteúdo do blogue ou à integridade dos meus leitores, será eliminado por mim. No que toca a eventuais perguntas estas serão respondidas aqui. Obrigada :)